quinta-feira, 12 de abril de 2012

AS PERGUNTAS DOS ALUNOS

Ao longo de minha experiência no magistério, tive a alegria de acompanhar a primeira aula de muitos monitores e estagiários de docência. Trata-se de um momento especial. É possível perceber a ansiedade em cada gesto.

Uma característica comum a todos eles é a dificuldade de ouvir ou entender as perguntas formuladas pelos alunos.

Os mais ansiosos não conseguem nem ouvir. Interrompem o aluno no meio da pergunta. Outros até conseguem ouvir, mas a ansiedade os impede de entender.

Por isso, ao final de cada uma dessas experiências, na minha conversa com o professor iniciante, gosto de dizer:

Quando um aluno começar a fazer uma pergunta, escute-o até o final, acompanhe a sua fala com um olhar atento, suspenda o julgamento por alguns instantes. Se não entender exatamente o que ele quis dizer, peça maiores explicações. Depois de entender a pergunta, respire fundo, pense um pouco, e ofereça os elementos de resposta que você possuir.