segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Grupo de Estudos "Sapientia"

“Sapientia: nenhum poder, 
um pouco de saber, um pouco de sabedoria, 
e o máximo de sabor possível” 
(BARTHES, 1980)

Introdução

A vida é uma jornada de autoconhecimento. Paradoxalmente, percebemos em nossa prática docente que o aluno que ingressa na universidade é, cada vez mais e mais, ignorante sobre si mesmo, em parte porque também ignorante sobre o mundo, em parte porque pouco ocupado em ter-se como um problema para si próprio (AGOSTINHO, 2017). 

O grupo de estudos Sapientia pretende oferecer ao estudante universitário um local para que ele conheça a si próprio por meio da reflexão sobre as grandes obras que compõem o canon do ocidente (BLOOM, 2014), obras que estruturaram a mente e o gosto estético de uma civilização, e que representam um tesouro de sabedoria, uma fonte de prazer pela sua fruição, um talismã e uma chave de leitura para aqueles que o dominam, chamadas por todos nós de clássicas (CALVINO, 2007). Sua leitura é necessária porque o homem é o único ser que pode se apropriar do conhecimento e da reflexão de outros, e por isso temos tanto a aprender com elas.

Por meio de reuniões quinzenais, discutindo livros (de ficção ou de não-ficção), música, cinema, teatro, artes plásticas e arquitetura, o grupo pretende fornecer a possibilidade para refletirmos sobre quem somos e como nos relacionamos com a cultura.

O grupo será coordenado pelos professores Marcelo Campos Galuppo (DIT) e Giordano Bruno Soares Roberto (DIC). Há a possibilidade de outros professores serem convidados para participar de cada um dos encontros.

Metodologia de trabalho no primeiro semestre de 2019

No primeiro semestre, o grupo irá discutir o tema da Jornada do Herói, termo cunhado por Joseph Campbell para explicar a estrutura do processo de autoconhecimento que o herói realiza nos mitos: uma viagem, da qual o herói volta transformado: Gilgamesh, Enkidu, Ulisses, Telêmaco, Abrahão, Jacó, José, Kurtz, Marlowe, todos são heróis que empreendem uma viagem e se descobrem no meio dessa jornada (CAMPBELL, 1989). 

No primeiro semestre de 2019, o grupo se reunirá quinzenalmente às sextas-feiras, de 11:20 às 13:50 para discutir livros e filmes, conforme o seguinte cronograma:

15/03 - Filme Com Mérito (With Honors)
29/03 - Livro Gilgamesh
12/04 - Livro de Gênesis (Bíblia), cap. 1 a 25
26/04 - Livro de Gênesis (Bíblia), cap. 26  50
10/05 - Livro Odisseia (Homero) cantos I a XII
24/05 - Livro Odisseia (Homero) cantos XIII a XXIV
07/06 - Livro Coração das Trevas (Conrad)
28/06 - Filme Apocalipse now

Se houver até 50 alunos interessados, a participação no grupo depende da mera manifestação de intenção por meio da presença na primeira reunião do grupo. Caso haja um maior número de participantes, eles serão selecionados por processo oportunamente estabelecido. A avaliação dos alunos participantes se realizará por relatórios de leitura por eles apresentados. Aos alunos que participarem de pelo menos seis encontros serão conferidas 30 horas de ACG.

Referências bibliográficas

AGOSTINHO (Santo). Confissões. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2017.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1980.
BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1989.