terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DICAS PARA 2010

O que pode ser diferente em 2010? Algumas coisas, quase tudo ou absolutamente nada.

É verdade que nem sempre a mudança está ao nosso alcance e que a administração do que há de mais precioso não nos pertence.

Mas há muito que fazer!

Pensando nisso, elaborei uma lista com 10 sugestões.

Espero sinceramente que você, caro leitor, acrescente outros itens e simplesmente desconsidere o que não for importante.

Isso parece autoajuda? Parece. Que seja, então!

1. Elimine o que não interessa. Apague e-mails inúteis, jogue fora os papéis acumulados, doe os livros que você nunca vai usar, abra espaço nas gavetas e em sua mesa de trabalho.

2. Busque inspiração. Leia poesia, ouça música, aprecie a natureza, observe crianças brincando, visite um asilo, faça uma viagem de trem, ligue para um amigo de infância, olhe fotografias antigas.

3. Dê uma chance ao silêncio. Tente ficar um dia inteiro sem barulho. Apague os compromissos da agenda. Não fale com ninguém. Desligue os aparelhos eletrônicos. Medite.

4. Descubra o que é essencial. Faça as perguntas que ninguém gosta de fazer. Investigue os motivos que o fazem levantar da cama. Procure até encontrar aquilo sem o que não se deveria viver nem um minuto.

5. Faça planos viáveis. Liste seus objetivos. Elabore metas de curto, médio e longo prazo. Deixe as anotações sempre visíveis. Faça revisões periódicas. Estabeleça mecanismos de controle.

6. Não vá muito rápido. Encontre seu próprio ritmo. Não olhe para os que estão ao lado. Não acredite em sucesso da noite pra o dia. Não confie em pessoas que fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Deixe que cada conquista se consolide. Pense na possibilidade de recuar um pouco hoje para avançar muito amanhã.

7. Abandone o mais ou menos. Não aceite nada menos que o melhor. Ponha sua marca em tudo o que fizer. Conclua as tarefas. Cumpra os prazos. Seja pontual. Acredite que não há nada mais valioso que o seu nome.

8. Inove. Ande pelo caminho menos percorrido. Faça o que ninguém está fazendo. Pense no que será importante no futuro. Investigue tendências.

9. Controle a culpa. Não exagere nas cobranças. Aceite o erro e o fracasso. Siga o seu planejamento e não se preocupe com o que não pode ser feito agora. Diga não com naturalidade.

10. Acredite em você. Não imagine que ter problemas com o espelho ou com a conta corrente é uma exclusividade sua. Não espere a aceitação que nunca virá. Identifique seus melhores talentos. Olhe sempre para frente. Tente mais uma vez.

Nenhum comentário: