sábado, 4 de fevereiro de 2017

Saudação aos Calouros

Ato I

Cena I

Auditório da Faculdade Mundial e Internacional de Direito de Minas Gerais. (Entra o senhor doutor Diretor, acompanhado de uma Professora).

Diretor: Muito boa noite a todos! (Aplausos). Sejam benvindos à melhor faculdade de direito do País! (Aplausos). Isso mesmo, pela quinquagésima sétima vez consecutiva, o Jornal Folha de São Paulo considerou que a nossa faculdade é simplesmente a melhor do Brasil. (Aplausos). Um grande orgulho pra Minas Gerais e pra todos os mineiros. É preciso confessar uma coisa: esses paulistas sabem reconhecer o que é bom! Não que sejamos perfeitos. Não mesmo. Não é o caso. Por exemplo, ontem eu vi um pequeno risco na parede da sala 1475, coisa pequena, um risquinho de nada, e já mandei limpar, com urgência. Essas coisas acontecem. Mas estamos atentos. A gente sabe que é preciso buscar o aprimoramento contínuo. E estamos trabalhando nisso. Aproveito, inclusive, para anunciar, em primeira mão, que a faculdade acaba de adquirir pincéis atômicos de última geração, nas cores preto, vermelho e azul. (Aplausos). Os professores vão sentir logo a diferença. Ao contrário dos antigos, esses deslizam facilmente pelo quadro e, por conta de seu desenho especial, contribuem até para a caligrafia. Bom, mas vamos direto ao ponto. Estamos aqui para receber os nossos queridos calouros. Não se enganem, meus senhores: vocês fazem parte de uma pequena elite. (Aplausos). Muitos desejaram pisar esse solo quase sagrado, mas vocês estão aqui. E é isso que importa. O esfoço foi recompensado. O mérito foi reconhecido. A partir de agora, vocês entram para a história da melhor faculdade de Direito do mundo que, para nossa alegria, está sediada bem aqui, no coração das Minas Gerais. (Aplausos). Então, com imensa satisfação, eu passo a palavra à professora, a professora, bem a ilustre professora que está aqui ao meu lado, e que vai se apresentar a vocês.

Professora: Oi. Sejam benvindos. Quero compartilhar algumas ideias com vocês. Reconheço que elas podem destoar um pouco do clima festivo, mas minha consciência me obriga a fazê-lo. Em primeiro lugar, quero que saibam que aqui vocês vão estudar muita coisa que não é importante. Sim, grande parte dos tópicos que vocês serão obrigados a decorar não tem beleza, não tem utilidade e não tem nada a ver com a vida lá fora. Foram mantidos por inércia nas páginas envelhecidas do currículo. Ou simplesmente continuam sendo ensinados porque aparecem nas provas e nos concursos. (O Diretor faz gestos para o funcionário que controla a mesa de som). Em segundo lugar, quero que saibam que aqui vocês não vão estudar muita coisa que é verdadeiramente importante. (O Diretor gesticula cada vez com mais ênfase). Por exemplo, não esperem encontrar oportunidade de aprender coisas tão importantes quanto falar em público, trabalhar em equipe ou mediar conflitos. (O microfone da Professora para de funcionar).

Diretor: Então, meus queridos amigos, era isso que tínhamos para hoje. Sejam muito, mas muito benvindos à nossa Escola. Desfrutem de tudo que ela pode oferecer. De minha parte, saibam que creio no futuro brilhante de cada um de vocês! (Aplausos). Obrigado a todos. Obrigado à ilustre professora por suas palavras tão sábias e esclarecedoras. Obrigado a todos pela presença. Está encerrada a sessão. (Aplausos).

Nenhum comentário: