quinta-feira, 15 de outubro de 2009

HOMENAGEM AOS MESTRES

Não consigo terminar uma aula e deixar o quadro sem apagar.

Quando um aluno, ao apresentar um trabalho, começa a falar muito baixo, tento me colocar no extremo oposto da sala de aula.

Gosto de entregar e discutir o plano de ensino logo no primeiro encontro.

Tenho o hábito de verificar as expectativas da turma no início de cada semestre.

Sempre destino a primeira aula para que professor e alunos se apresentem.

De vez em quando, leio trechos de obras literárias em sala de aula.

Não aprendi nenhum desses procedimentos em livros de didática ou de metodologia do ensino.

Sem que eu me desse conta, todos acabaram se incorporando à minha prática pedagógica.

Só agora percebo que eles me foram emprestados por meus antigos mestres.

Sim, o que, hoje, sou, também como professor, devo-o, em grande parte, aos meus mestres.

O que me faz lembrar de Fernando Pessoa, escrevendo sob o heterônimo de Álvaro de Campos:

“Em quantas coisas que me emprestaram guio como minhas!
Quanto me emprestaram, ai de mim!, eu próprio sou!”


Aos meus mestres, portanto, por tudo o que me emprestaram, minha gratidão, sempre, e minha homenagem, hoje, Dia do Professor!

Nenhum comentário: