sábado, 29 de março de 2014

SUGESTÃO 1: TESTE SUAS CONVICÇÕES

Precisamos aprender algo com Alberto Caeiro, um dos heterônomos de Fernando Pessoa, quando ele diz as seguintes palavras: "Meu olhar é nítido como um girassol. E o que vejo a cada momento é aquilo que nunca antes eu tinha visto, eu sei dar por isso muito bem... Sei ter o pasmo essencial que tem uma criança se, ao nascer, reparasse que nascera deveras... Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo".

Quando nossos alunos frequentam as aulas, apresentam bom comportamento e tiram boas notas, é natural concluir que tudo vai bem. Mas pode ser que não. É possível que eles frequentem as aulas só por causa do controle de frequência ou só porque acham que não podem deixar de tomar nota de tudo que for dito. É possível que eles ser comportem bem somente por conta do tédio ou do medo de uma repreensão pública. É possível que eles tirem boas notas só porque as avaliações são óbvias ou só porque desenvolveram excelentes mecanismos de cola.

Precisamos urgentemente deixar de acreditar no que os nossos olhos veem. Precisamos diligentemente fazer as perguntas que ainda não foram feitas.

Nenhum comentário: