segunda-feira, 2 de junho de 2014

COMO SUPERAR OS FATORES QUE LIMITAM A APRENDIZAGEM?

Acabei de analisar os formulários de autoavaliação de duas turmas do Curso de Graduação em Direito da UFMG.

No total, exatamente cem estudantes do terceiro período responderam às seguintes questões: 1) aponte os principais fatores que limitam o seu aproveitamento no curso de Direito; 2) aponte duas medidas que a Faculdade de Direito poderia adotar para melhorar o seu aproveitamento; 3) aponte duas medidas que você poderia adotar para melhorar o seu aproveitamento.

Achei que ficaria mais didático agrupar os resultados em três campos, tendo como referência os sujeitos que poderiam implementar as medidas sugeridas. E ficou assim:


I. O que a instituição poderia fazer?

Medida
Percentual de indicações (%)
Ampliar a conexão entre teoria e prática
31
Reformular a matriz curricular
27
Melhorar a estrutura física da Faculdade
25
Aprimorar o sistema de avaliação
21
Melhorar a circulação das informações
16
Melhorar a Biblioteca
15
Ampliar a interdisciplinaridade
12

II. O que os professores poderiam fazer?

Medida
Percentual de indicações (%)
Melhorar a didática
26
Ampliar a postura crítica
23
Demonstrar mais compromisso com as atividades
15
Demonstrar mais abertura para o diálogo
6

III. O que cada estudante poderia fazer?

Medida
Percentual de indicações (%)
Melhorar a organização do tempo de estudo
59
Ampliar a realização de leitura de textos
40
Aumentar a participação nas aulas
11
Participar de grupos de estudo
15
Realizar pesquisa ou iniciação científica
10
Participar de atividades de extensão
9
Evitar distrações durante a aula
7
Melhorar a qualidade do sono
6
Ampliar a participação em eventos
5
Realizar estudos em conjunto com colegas
4
 

7 comentários:

Caio Lara disse...

Professor Giordano, vou me inspirar na sua pesquisa no planejamento das minhas disciplinas na Dom Helder Câmara para o próximo semestre. Parabéns!

Giordano Bruno Soares Roberto disse...

Muito sucesso em sua carreira, professor Caio Lara! Um abraço!

Teodoro Adriano Zanardi disse...

Bacana, Giordano! Vou indicar nas aulas de Didática do Ensino Superior no IEC. Um grande abraço
Teodoro

Giordano Bruno Soares Roberto disse...

Meu caro Teodoro, que bom que você gostou! Um forte abraço!

Roberto Novaes disse...

Parabéns, Giordano, excelente iniciativa! Interessante a visão dos alunos sobre si mesmos: gerenciar melhor o tempo e se dedicar mais às leituras são os campeões. Também gostei da sensatez com relação à conexão entre teoria e prática: o conhecimento é melhor fixado quando tem conexão com a vida; e também a questão da didática: colegas o curso do GIZ é sensacional para ampliar os nossos horizontes didáticos, fica a dica.

Unknown disse...

Só para vc saber fui eu Marcella quem postou, hehehe, mas a conta do Beto é que apareceu...

Giordano Bruno Soares Roberto disse...

Oi, Marcela, muito legais suas observações. Temos muito o que fazer, né? Um abraço pra você e pro Roberto!