No total, exatamente cem estudantes do terceiro período responderam às seguintes questões: 1) aponte os principais fatores que limitam o seu aproveitamento no curso de Direito; 2) aponte duas medidas que a Faculdade de Direito poderia adotar para melhorar o seu aproveitamento; 3) aponte duas medidas que você poderia adotar para melhorar o seu aproveitamento.
Achei que ficaria mais didático agrupar os resultados em três campos, tendo como referência os sujeitos que poderiam implementar as medidas sugeridas. E ficou assim:
I. O que a instituição poderia fazer?
Medida
|
Percentual de indicações (%)
|
Ampliar a conexão entre teoria e prática
|
31
|
Reformular a matriz curricular
|
27
|
Melhorar a estrutura física da Faculdade
|
25
|
Aprimorar o sistema de avaliação
|
21
|
Melhorar a circulação das informações
|
16
|
Melhorar a Biblioteca
|
15
|
Ampliar a interdisciplinaridade
|
12
|
II. O que os professores poderiam fazer?
Medida
|
Percentual de indicações (%)
|
Melhorar a didática
|
26
|
Ampliar a postura crítica
|
23
|
Demonstrar mais compromisso com as atividades
|
15
|
Demonstrar mais abertura para o diálogo
|
6
|
III. O que cada estudante poderia fazer?
Medida
|
Percentual de indicações (%)
|
Melhorar a organização do tempo de estudo
|
59
|
Ampliar a realização de leitura de textos
|
40
|
Aumentar a participação nas aulas
|
11
|
Participar de grupos de estudo
|
15
|
Realizar pesquisa ou iniciação científica
|
10
|
Participar de atividades de extensão
|
9
|
Evitar distrações durante a aula
|
7
|
Melhorar a qualidade do sono
|
6
|
Ampliar a participação em eventos
|
5
|
Realizar estudos em conjunto com colegas
|
4
|
7 comentários:
Professor Giordano, vou me inspirar na sua pesquisa no planejamento das minhas disciplinas na Dom Helder Câmara para o próximo semestre. Parabéns!
Muito sucesso em sua carreira, professor Caio Lara! Um abraço!
Bacana, Giordano! Vou indicar nas aulas de Didática do Ensino Superior no IEC. Um grande abraço
Teodoro
Meu caro Teodoro, que bom que você gostou! Um forte abraço!
Parabéns, Giordano, excelente iniciativa! Interessante a visão dos alunos sobre si mesmos: gerenciar melhor o tempo e se dedicar mais às leituras são os campeões. Também gostei da sensatez com relação à conexão entre teoria e prática: o conhecimento é melhor fixado quando tem conexão com a vida; e também a questão da didática: colegas o curso do GIZ é sensacional para ampliar os nossos horizontes didáticos, fica a dica.
Só para vc saber fui eu Marcella quem postou, hehehe, mas a conta do Beto é que apareceu...
Oi, Marcela, muito legais suas observações. Temos muito o que fazer, né? Um abraço pra você e pro Roberto!
Postar um comentário