domingo, 30 de julho de 2017

Cinco ideias para o início do semestre

Os ciclos funcionam como elementos de renovação e esperança. Depois do inverno, primavera. Depois da noite, dia. E depois de um semestre pouco produtivo, pode surgir um significativamente melhor.

No curso de Direito, são dez semestres letivos e é bem possível que uns sejam mais bem-sucedidos que outros. Melhor do que lamentar as deficiências dos períodos anteriores, é pensar em estratégias para corrigi-las. Melhor do que repetir as falhas de sempre, é experimentar coisas diferentes.

Então, para ajudar na tarefa de buscar novos caminhos, sugiro cinco ideias, que não são nada extraordinárias, mas podem servir como ponto de partida para a reflexão e a prática.

1. Decida como utilizar os aparelhos eletrônicos

Estudo conduzido por pesquisadores da UFMG, publicado em maio de 2017, sugere que a dependência de smartphones atinja um terço dos estudantes da instituição. O uso dos aparelhos em sala de aula, muito embora ajude na consulta de informações preciosas, frequentemente concorre para a dispersão. É preciso decidir como utilizá-los. Fazer boas escolhas nesse campo pode melhorar muito o aproveitamento.

2. Participe de um evento acadêmico

Na maioria das vezes, a sala de aula me parecia árida demais. Devo aos congressos e palestras grande parte da motivação para estudar com mais afinco. Nesses ambientes, tive oportunidade de ouvir Caio Mário, Silvio Rodrigues, João Baptista Villela, Humberto Theodoro, Dalmo Dallari e outros autores que eu admirava muito. Dos inúmeros eventos organizados a cada semestre, pode ser interessante participar de ao menos um.

3. Estude uma disciplina de formação básica

A filosofia abre horizontes. A história põe um chão firme debaixo dos nossos pés. Experimente avançar numa dessas disciplinas. O estudo do Direito pode ficar muito mais interessante. Sugiro, como ponto de partida, a História da Filosofia, de Giovanni Reale e Dario Antiseri, que é bem extensa, mas pode ser lida e estudada com calma, ao longo de todo o curso.

4. Invista no desenvolvimento de uma habilidade

É bom que profissionais do Direito saibam falar em público, trabalhar em equipe e escrever com clareza. Pode ser interessante identificar as habilidades menos consistentes e procurar estratégias de aprimoramento. Para quem não gosta de falar em público, por exemplo, pode ser interessante integrar uma sociedade de debates ou fazer um curso de teatro. Todas as outras habilidades também podem ser desenvolvidas.

5. Leia um clássico da literatura jurídica

Se você ainda não se apaixonou pelo Direito, leia Oração aos Moços, do Ruy Barbosa, ou A Luta pelo Direito, do Ihering, e depois venha conversar comigo. Duvido que você ficará do mesmo jeito.

De todo modo, faço votos de que você tenha um bom semestre. E que, no mínimo, tenha a dignidade de cometer erros diferentes. 

Um forte abraço!

Um comentário:

Unknown disse...

Ótimas dicas professor. É sempre bom relembrar como devemos agir na busca da melhoria de nossos rendimentos.