quarta-feira, 3 de junho de 2009

POTHIER VISITA O RECIFE



Antonio Drummond foi professor de Direito Civil na Academia Jurídica do Recife. A história que passaremos a transcrever, registrada por Esmeraldino Bandeira, aconteceu na década de 1870. Sua leitura, além de algum divertimento, pode servir para lembrar, aos professores, o quanto é antiga a presença de alunos descomprometidos em sala de aula e, a todos, o quanto é perigoso possuir boa-fé em demasia.

“Teve Antonio Drummond como discípulo o seu sobrinho Gaspar de Drummond, de todos vós certamente conhecido pelo grande talento que lhe iluminou o espírito.

Não era o Gaspar afeiçoado aos livros e certa vez verificou o talentoso Pai, portador de nome igual, que ainda se conservavam coladas as folhas dos livros que no começo do ano comprara para o filho.

Alarmado com essa prova flagrante de tão grande vadiação recorreu ao irmão professor – Antônio de Drummond, pedindo que chamasse a contas o sobrinho, narrando-lhe a perturbadora descoberta que fizera das páginas ainda coladas.

Não se demorou em atender ao irmão o professor e logo na primeira sabatina chamou à lição o sobrinho Gaspar.

Caiu-lhe então por sorte um ponto de Direito Civil, muito difícil, porque para o Gaspar todos os pontos eram assim difíceis por não saber nenhum.

Exponha o ponto, ordenou o professor.

Dispondo de palavra fácil e imaginosa, não se fez de rogado o talentoso Gaspar, empenhando-se desde logo num improviso em que sobravam palavras bonitas e faltavam em absoluto noções sobre a matéria.

Já se impacientava na cadeira o professor, quando a uma afirmação desabaladamente bárbara do sobrinho, não teve mão em si e o interrompeu, inquirindo: Com quem aprendeu isso o Sr. estudante?

– Com Pothier, respondeu de pronto.

– Com Pothier? Não é possível, impugnou o professor.

– Com Pothier, permita a ilustrada Cadeira, que, com o devido acatamento eu o reafirme, retrucou Gaspar.

– Não é possível, Senhor: Pothier jamais escreveria uma barbaridade como essa que o sr. lhe atribui.

Estava ganha a partida. Achara Gaspar de Drummond um assunto fecundo para o improviso a que fora arrastado.

Cheio de vênias e méllurias, insistiu no despropósito, cumulando-o ainda de outras de igual porte na respectiva fundamentação, pois que – 'abyssus abyssum invocat'.

E lá vai senão quando faz nova imputação caluniosa a Pothier.

Não se pôde mais conter o professor e mandando que o orador parasse por um momento, ordenou ao bedel que fosse buscar na Biblioteca da Faculdade as obras completas de Pothier.

A essa ordem, contrapôs sentencioso Gaspar de Drummond; – eu logo vi; estamos equivocados.

– Estamos equivocados, como? Interjecionou enraivecido o professor; equivocado está o senhor.

– Permita-me ... Vou explicar o nosso equívoco...

– Sim, o nosso equívoco, reiterou Gaspar, pois ao passo que supõe a ilustre Cadeira que eu me refiro ao notável civilista Pothier, autor de obras de grande tomo; eu me refiro ao meu colega e amigo Pothier – ao Francisco Pothier Rodrigues Lima que agora mesmo está presente e aqui sentado ao pé de mim.

A maior hilaridade pôs termo à discussão e com os moços não se sabe se riu ou não o professor.

O que se sabe é que no fim do ano não saiu reprovado o improvisador imaginoso e eloqüente”.


(BANDEIRA, Esmeraldino. Uma Palestra Sobre Reminiscências da Faculdade de Direito do Recife. Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, Recife, ano XXXIII, 1925, p. 396-398).

Nenhum comentário: