terça-feira, 23 de agosto de 2016

O Que os Nossos Alunos Querem Saber?

Das tarefas próprias do magistério, uma das minhas preferidas é conversar sobre carreira e vocação. Como não há momentos formais para isso e como tenho mais de uma centena de alunos por semestre, resolvi fazer um teste. Inclui, no sistema de avaliação, uma atividade que consiste simplesmente no envio de uma pergunta, de qualquer tipo, desde que observado o limite de 20 palavras. Prometi atribuir dois pontos a todos os que fizessem a tarefa no prazo. Quem não quisesse propor uma questão, poderia apenas escrever a frase: “Não desejo fazer pergunta”. 

Fiquei muito surpreso com a riqueza das questões. Alguns fizeram perguntas sobre o conteúdo da disciplina. Outros indicaram dúvidas sobre o funcionamento da faculdade. Mas confesso que fiquei bastante atraído pela quantidade e qualidade das perguntas sobre carreira. 

Antes de tentar responder uma por uma, gostaria de compartilhá-las com outros colegas de magistério. Imagino que algumas sejam comuns a muitos estudantes, especialmente aos que estão no início do curso de Direito.

Então, entre outras, as questões que os nossos alunos querem saber são as seguintes:
  • Qual é o melhor momento para começar um estágio?
  • Qual é o melhor momento para escolher que área do Direito seguir?
  • Você teria alguma indicação de atividade extraclasse que envolva conciliação ou outras formas de resolução de conflitos?
  • Gostaria que me indicasse livros que pudessem me enriquecer culturalmente e ampliar meus horizontes do ponto de vista jurídico. 
  • Gostaria de saber qual área do Direito apresenta maior possibilidade de atuação com próposito social.
  • Para seguir a carreira docente, quais são os requisitos acadêmicos necessários?
  • Gostaria de saber mais sobre a carreira de professor universitário e sobre a possibilidade de conciliá-la com a advocacia.
  • Uma pós-graduação vale a pena para quem não quer seguir na área acadêmica?
  • Quais as minhas opções para construir um currículo suficiente para ser aprovado em uma seleção de pós-graduação? 
  • Gostaria de saber quais carreiras jurídicas são aceitas como funções agradáveis de exercer, para além da retribuição.
  • Como você vê a possibilidade de se fazer um trabalho criativo na vida de um profissional do direito?
  • Você poderia me informar sobre possíveis carreiras que envolvam investigação e direito?
  • Gostaria de saber a sua opinião a respeito da quantidade de faculdades de direito em nosso país.
  • É possível ser representante jurídica de uma empresa internacional no Brasil? Quais os passos rumo à esta carreira?
  • Como é o curso para tornar-se juiz após passar no concurso? O que ele ensina, qual a sua duração e como funciona?
  • Tenho grande interesse na área do jornalismo. Gostaria de sugestões de carreiras que envolvam esse campo e o Direito.
  • Quais seriam as matérias e atividades recomendadas para alunos que têm o foco em concursos públicos?
  • Tenho dúvidas sobre continuar cursando Direito. Quais seriam as características importantes para ser um bom profissional na área?
  • Em sua opinião, quais as características que um profissional da carreira criminal deve possuir?

Nenhum comentário: