quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Quando se Deve Fazer Estágio?

Estudantes de Direito sempre ficam ansiosos com o momento de procurar o primeiro estágio. Nas próximas linhas, pretendo indicar três critérios que poderiam ajudar nesse tipo de decisão.

O primeiro item que deve ser avaliado é o da necessidade econômica. Se o estudante precisa de grana para complementar a renda, o estágio pode ser uma opção, mesmo para quem ainda está no início do curso. Seguramente, nesse caso, é melhor fazer estágio na área do que trabalhar em outros setores. Ainda que a atividade não seja lá muito interessante, o contato com a dinâmica das profissões jurídicas pode produzir efeitos positivos.

Mas se o estudante não precisa se preocupar com o sustento, vale a pena pensar no segundo critério, que tem a ver com a quantidade de estágios disponíveis.

Em geral, as oportunidades serão menores tanto para estudantes que não residem em grandes centros quanto para aqueles que frequentam faculdades pouco conhecidas. Nessas circunstâncias, mesmo para os que ainda estão no início do curso, pode ser interessante avaliar cada oportunidade com carinho.

Os estudantes que residem em grandes centros e frequentam cursos mais tradicionais não deveriam se preocupar com oportunidades de estágio. Elas sempre existirão em bom número. Nesse caso, é importante avaliar o tipo de benefício que a atividade pode proporcionar. Esse, na verdade, deveria ser o único critério para alguém decidir quando e onde fazer estágio. Os dois anteriores estão ligados a situações que o interessado não pode controlar.

Para estudantes da primeira metade do curso, muito raramente o estágio produzirá maiores benefícios que as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nas atividades de ensino, faria muito bem o estudante que aproveitasse o tempo para construir uma boa base teórica. Na pesquisa, ele poderia se familiarizar com o método científico. Na extensão, experimentar como o Direito se relaciona com as grandes questões de seu tempo.

O maior desafio, nessa primeira parte do curso, será o de controlar a ansiedade. Muitos colegas chegarão à sala de aula contando as últimas novidades do estágio. Alguns, inclusive, provocarão os demais com roupas e acessórios elegantes, muito parecidos com as fantasias utilizadas pelos profissionais do Direito.

Para não se impressionar, o estudante deve ter clareza quanto aos seus verdadeiros objetivos.

Nenhum comentário: