quarta-feira, 17 de junho de 2009

VAI CONSTRUIR? COMECE PELO TELHADO!



À exceção de uma brincadeira, como a que fez um advogado em Belo Horizonte, a construção das casas não começa pelo telhado.

Os parlamentares brasileiros, no entanto, quando discutiam a organização do nosso sistema de ensino, nos primeiros anos depois da Independência, não se preocupavam com questões desse tipo.

Na Assembléia Geral Constituinte, em 1823, quando se debatia a criação de universidades e a fundação dos cursos jurídicos, o deputado Montezuma sugeriu que os trabalhos fossem suspensos, dando lugar à elaboração de um “plano geral de educação”.

Costa Barros concordava com a ideia. Por isso, dirigiu aos colegas a seguinte pergunta:

"Como procuramos já, de presente, estabelecer universidades onde não há mestre de primeiras letras?"

Em 1826, quando a proposta de fundação dos cursos jurídicos foi retomada, o deputado Ferreira França sugeriu que, antes de implantar o ensino superior, os parlamentares deveriam cuidar da "maneira de promover a primária instrução da mocidade, qual é o ler, escrever, contar, medir comumente, etc".

A opinião vencedora, no entanto, foi a de Souza França.

O deputado, depois de defender a urgência na implantação dos cursos jurídicos, para o provimento dos cargos administrativos do Estado, concluiu:

“Temos, ou não temos escolas de primeiras letras? Eu creio que em qualquer parte do Brasil, ou bem ou mal, sabe-se ler e escrever”.

Assim, a 11 de agosto de 1827, os cursos jurídicos foram criados no Brasil, antes, muito antes da organização global do sistema de ensino.


(BRASIL. Câmara dos Deputados. Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil. Brasília: Centro de Documentação e Informação, 1977, p. 23-25, 58, 174, 175).


4 comentários:

Mariana Lara disse...

Giordano,
Parabéns pelo Blog! Está muito interessante, gostei mesmo. Vou elaborar o texto e depois te envio...
Abraços

Giordano Bruno Soares Roberto disse...

Mariana,

Que bom que você gostou! Fico esperando o texto sobre a sua experiência em Bolonha.

Um abraço,

Giordano.

Jorge Conrado disse...

Professor,

Antes de tudo, parabéns pelo blog, está muito bom. As entrevistas com os professores são especialmente interessantes.

Sobre esse texto: nota-se que desde muito cedo a educação no Brasil é tratada da maneira mais absurda possível. O ProUni també me parece um projeto de restauração que começa pelo telhado, sendo que as bases da casa mal dão conta de sustentá-lo.

Giordano Bruno Soares Roberto disse...

J.C.,

Interessante a sua consideração. A construção da casa começou pelo telhado. Tentativas de restauração, como o ProUni, fazem o mesmo. Não que o projeto seja completamente destituído de méritos. A questão é que ele não pode interferir na qualidade da base.

Um grande abraço,

Giordano.