terça-feira, 8 de abril de 2014

SUGESTÃO 12: TENTE CONHECER SEUS ALUNOS

Uma das regras que observo religiosamente é a de "desperdiçar" a primeira aula, utilizando-a para a apresentação dos alunos, mesmo que a disciplina esteja localizada mais no final do curso. Nesses momentos, evito a pergunta "o que você vai ser quando crescer?". Em geral, prefiro pedir para que cada um fale sobre um livro ou um filme ou uma música. Nesse semestre, resolvi deixar a apresentação para a segunda aula, avisando, no primeiro encontro, que eles deveriam trazer um objeto que tivesse algum valor pessoal. A experiência foi muito interessante.
Considero um dos maiores dramas do magistério a impossibilidade de conhecer, ainda que superficialmente, todos os estudantes. Por mais que eu me esforce, tenho que confessar que termino o semestre sem saber sequer o nome da maioria dos meus alunos. Mas eu tenho me esforçado. A apresentação, feita no início do semestre, é um passo. É possível pensar em outras estratégias.

Nenhum comentário: