terça-feira, 30 de janeiro de 2018

"Pista 4: E se você ganhasse na loteria?"

No planejamento de carreira, o tema da remuneração deve ser levado em conta. E pretendo fazer isso em outro texto. Mas o que tenho para hoje é mais radical. Imagine que você seja o único ganhador do prêmio da loteria. Não um prêmio qualquer, mas desses que podem garantir o sustento de três ou quatro gerações. O que você faria? Sendo mais específico, se já estivesse inserido no mercado de trabalho, qual seria sua reação? Continuaria fazendo as mesmas coisas de sempre? E caso ainda não tivesse renda própria, em que isso alteraria seus planos? Abandonaria o desejo de concluir o curso universitário? 

Já havia escutado esse tipo de pergunta, mas a primeira vez que pensei no assunto foi ao ler “Nasci para Isso”, de Chris Guillembeau. O resultado me surpreendeu. Você pode não acreditar, mas acho que iria trabalhar no dia seguinte. Percebi que realmente gosto do que faço e gosto do lugar onde trabalho. Mas isso não significa que faria tudo do mesmo modo. Se ganhasse na loteria, provavelmente teria mais coragem de arriscar. Ficaria mais seguro para seguir outro caminho, caso tudo desse errado. 

Foi isso que pensei, inicialmente. Mas, em seguida, imaginei o que poderia mudar no modo como me relaciono com o trabalho, caso o fizesse apenas pelo senso de realização, sem qualquer tipo de necessidade financeira. E percebi, por exemplo, que passo mais tempo escrevendo relatórios burocráticos e colocando informações nos sistemas administrativos do que escrevendo sobre os assuntos do meu interesse. Percebi que adoro ministrar aulas, palestras e simplesmente conversar com meus alunos, mas acabo dando menos atenção a essas tarefas em razão do tempo destinado a ler teses e dissertações intermináveis e participar de bancas examinadoras disso e daquilo.

Talvez esse tipo de reflexão me ajude a fazer escolhas no modo como organizo o trabalho. Talvez também possa ajudar a quem ainda não sabe em que tipo de atividade profissional pretende investir.

De todo modo, foi bom sonhar com o prêmio da loteria. Mas, por enquanto, nas conversas com alunos e ex-alunos, o salário de professor só me permitirá pagar o cafezinho. 

Nenhum comentário: